Dra. Liat Ben David no Brasil

A Dra. Liat Ben David, Diretora do Instituto Davidson de Educação em Ciências do Instituto Weizmann de Ciências, visitou São Paulo nos dias 3 e 4 de outubro, onde realizou reuniões com escolas, pessoas e instituições vinculadas à educação.

Em parceria com FABERACE-USP e a Escola Alef-Peretz foi relizado um painel sobre “Diálogos entre Universidade e Escola”, onde expôs a experiência do Weizmann enquanto Roseli de Deus Lopes expôs a experiência da FEBRACE-USP. Representantes de muitas escolas e instituições participaram do evento, inclusive do Rio Grande do Sul, Porto Alegre e Rio de Janeiro, e a troca de experiências foi rica e muito interessante.

Em Israel, a Dra. Ben David é uma referência nacional no quesito Educação, desenvolveu currículos de ciências para escolas primárias e secundárias, escreveu quase 20 livros texto em vários campos de estudo, criou o Centro para o Conhecimento e Aprendizado para profissionais que trabalham com jovens em situação de risco e agora é uma entusiasta de redirecionar a Educação. “Não precisamos de mais uma reforma educativa, o que precisamos é uma revolução”, propõe. “Queria trabalhar com pessoas e não com tubos no laboratório”, responde de maneira simples quando é questionada a propósito de ter abandonado a vida de cientista (obteve o seu PhD na área da Biologia Molecular, concretamente a genética do câncer no Instituto Weizmann), e ter começado a estudar educação vinte seis anos atrás. Esse aprendizado nunca parou, segundo ela, porque a educação “é uma profissão multidisciplinar fascinante em evolução continua”.

Rerouting Education
A Dra Ben David critica com entusiasmo contagiante o sistema educativo, que ela considera rígido demais e altamente padronizado, é se opõe a que a escola continue a aportar aos alunos fatos e números que hoje estão disponíveis de graça. Assim, com energia de militante, fala de redirecionar a educação. “Precisamos uma mudança de paradigma”, propõe com entusiasmo.

Com esse objetivo, e para dar um arcabouço as suas ideias, parafraseou o presidente americano T. Roosevelt, e preconiza os Four freedoms of Education (Quatro liberdades da Educação). Liberdade de curriculum, avaliação nos processos, e não nos resultados, a importância do fracasso e o valor emocional do conteúdo são alguns dos conceitos. O caminho que ela enxerga para um futuro melhor é um tripé: Conhecimento ativo, Contação de histórias e Socialização. Oferecidas recentemente numa palestra TedX, as ideias da Dra. Ben David estão disponíveis aqui.

Projetos nacionais e internacionais. O Instituto Davidson de Educação em Ciências que ela dirige é fonte de inspiração e inovação através de mais de 70 programas para alunos, professores, acadêmicos da área de educação, membros do governo e público do mundo todo.

Para os que moram em Israel, o Instituto Davidson possui o Garden of Science, que recebe pessoas de todas as idades, e tem programas interativos específicos. Dentre eles, ela destaca “o de empoderamento da comunidade etíope em Israel, e os destinados para os que estão em risco de abandonar a escola”. Os programas do Instituto Davidson são sempre atividades sociais e interativas, nem sempre dentro do campus do Instituto Weizmann, muitas vezes participar nelas exige até dormir no deserto para fazer experimentos.

As atividades locais combinam-se com as globais. Pertence também ao Instituto Davidson o programa da Escola de verão internacional (ISSI), que já recebeu mais de 70 brasileiros desde o ano 1982, e os programas Science by mail e Math by mail, atividades on line que há anos que contam com participantes do Brasil.

A Dra. Ben David se empolga quando fala de um outro projeto internacional mais recente, o Safe cracking tournament, que este ano envolve equipes de 17 países e terá seletivas no Canada, Panamá, Reino Unido e Eslovênia. Nele, cada time de hasta cinco alunos têm que descobrir como abrir um cofre e para isso tem que quebrar o código que outros fizeram. O grande desafio é que e o fechamento está baseado em diferentes princípios de física. Cada time construí o cofre, e coloca o próprio código físico, e os diferentes times tem que quebrar o código de segurança que outros fizeram e apresentar a um jurado composto por físicos do Weizmann.

 

Leia mais: Davidson Institute of Science Education

É esse o seu programa favorito? – perguntamos. “A minha atividade preferida não e um programa, e olhar as pessoas durante as atividades e depois. Disso tiro energia para vários meses”. Convencida de que a ciência não são fatos, “mas uma maneira de viver”, a Dra Bem David insiste na importância de comunicar ciência a todos, “não apenas os que queiram virar cientistas. Toda a cidadania tem que ter conhecimento científico, e conhecer a sua importância”.