Escola Alef adota programa educacional do Instituto Weizmann em matemática e ciências

O Instituto Weizmann de Ciências vê com grande importância o avanço e o aprimoramento da educação científica nas escolas e na sociedade. Dentro deste contexto, o Davidson Institute,  braço educacional do Instituto Weizmann de Ciências, fundado em 1999, possui mais de 70 programas voltados para o ensino de ciências, dentre eles, o “Math by Mail”, que foi  adotado pela Escola Alef – Antonietta e Leon Feffer.

“O Math by Mail é um projeto que traz a oportunidade dos alunos trabalharem tópicos de matemática que ultrapassam o currículo escolar, de forma divertida e inovadora. O material é todo em inglês e os desafios propostos fazem dos encontros um ambiente muito favorável para questões transdisciplinares, articulando os conhecimentos dos alunos em uma língua estrangeira dentro de um contexto matemático”, destacou o professor Renan Viestel, da escola Alef.

Desde setembro de 2015, 21 alunos do 4º, 5º e 6º ano participam às sextas-feiras, de encontros repletos de descobertas e aprendizado durante os quais encaram os desafios do projeto do instituto israelense. “É essa curiosidade e sede de conhecimento que pretendemos desenvolver e cultivar a partir do “Math by Mail”, complementou o professor.

Posteriormente, eles começaram a utilizar o Science by mail. Os dois cursos online que ensinam a pensar de forma inovadora e criativa têm um ano de duração. A página web que se utiliza está em inglês, e a escola disponibiliza para os alunos ajuda de monitores, para resolver duvidas pontuais.

Na escola Alef de São Paulo, os alunos são convidados a participar unicamente se conseguem alcançar outras metas prévias, o que torna a participação no Math by mail e Science by mail meritória e disputada.