Instituto Weizmann de Ciências de Israel abre bolsas de estudos para alunos brasileiros

Pelo oitavo ano consecutivo, o grupo Amigos do Instituto Weizmann do Brasil proporcionará a quatro alunos brasileiros, que serão escolhidos por meio de um concurso, a oportunidade única de participar do International Summer Science Institute, curso de verão do Instituto Weizmann de Ciências (localizado em Rehovot, Israel), juntamente com cerca de 70 estudantes recém formados no segundo grau e provenientes de diversas partes do mundo.

O International Summer Science Institute do Instituto Weizmann acontecerá de 01 a 29 de julho de 2015. Os estudantes terão à sua disposição os mais modernos laboratórios nas áreas de bioquímica, biologia, química, matemática, ciência da computação e física. Além disso, participarão de seminários de pesquisa em assuntos de seu interesse. Após três semanas de trabalho laboratorial, o grupo se deslocará para um o deserto, próximo ao Mar Morto, para estudos de biologia, geografia, história e arqueologia, em um ecossistema único e peculiar.

Poderão se inscrever estudantes de todo o Brasil que estejam cursando o primeiro ano do Ensino Superior. É essencial o domínio do inglês. Para participar do processo seletivo é necessário enviar uma redação com o tema “My interest in the Institute Weizmann Summer School- Scientific Research and my Future Life” para o e-mail: weizmann.br@gmail.com. até o dia 07 de março de 2016.

A redação deverá ser feita em inglês e não deve ser anexada, e sim, copiada no corpo do e-mail. O candidato também deve incluir
as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, Universidade e curso, CPF, endereço completo, e-mail e telefone. A segunda fase do processo inclui a entrevista pessoal com os candidatos selecionados, que acontecerá em São Paulo.

O Brasil tem encaminhado alunos desde 1983 e já contou com a participação de alunos das melhores universidades do país, como USP, UFMG, UFRJ, UFRGS, PUC Campinas, Unifesp e Unesp de Rio Claro.

Localizado em Rehovot, Israel, o Instituto Weizmann de Ciências é uma das mais respeitadas instituições de pesquisa multidisciplinar no mundo. Notável por sua ampla gama de exploração das ciências naturais e exatas, o Instituto abriga cerca de três mil cientistas, estudantes, técnicos e equipe de apoio.

O Weizmann concentra seus esforços na busca de novos caminhos para combater doenças e a fome, além de explorar a matemática, as ciências da computação, a física e as questões do universo, criando novos materiais e desenvolvendo estratégias para proteger o meio ambiente.