Instituto Weizmann de Israel e Capes lançam edital para primeiro programa de cooperação científica com Israel

Com o objetivo de fortalecer a cooperação técnico-científica entre o Brasil e o governo de Israel, por meio do intercâmbio de estudantes e docentes, acaba de ser publicado o edital do primeiro programa de cooperação científica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com Israel. Trata-se do Programa de Projetos Conjuntos de Pesquisa Capes/Weizmann, uma parceria da Capes com o Instituto Weizmann de Ciências.

O edital prevê a seleção de projetos nas áreas de biologia, bioquímica, química, física, matemática e ciência da computação. Para isso, o programa irá fomentar a mobilidade de pesquisadores e estudantes de doutorado e pós-doutorado entre o Brasil e Israel. As inscrições vão até 15 de março.

Entre os benefícios previstos estão missões de trabalho que incluem diárias internacionais, seguro saúde e passagens aéreas internacionais para docentes brasileiros; missões de estudo que contemplam bolsas, auxílio instalação, seguro saúde e passagens aéreas internacionais ou auxílio deslocamento para discentes brasileiros; e recursos de custeio do projeto.

 

Instituto Weizmann

Localizado em Rehovot, Israel, o Instituto Weizmann figura na vanguarda da investigação científica. Seus modernos laboratórios abrigam mais de 2500 cientistas, técnicos de laboratório e estudantes, que vêm fazendo grandes contribuições para a humanidade no campo das investigações científicas e no tratamento de doenças como o câncer e a esclerose múltipla, entre outras. O Instituto oferece cursos de mestrado e doutorado em matemática, informática, física, química, e biologia, bem como diversos programas interdisciplinares.

Em 2009, a professora do Departamento de Estruturas Biológicas do Instituto, Weizmann, Ada Yonath, recebeu o Nobel de Química.

Conheça o programa Capes/Weizmann e saiba mais sobre o Instituto Weizmann da Ciência.
Mais informações para a imprensa
Liane Gotlib Zaidler
Email: lianegz@terra.com.br
Tel: (11) 3862.8258 / (11) 8277.0606