Novo estudo mostra que o cérebro é muito mais dinâmico do que se pensava

Novo estudo mostra que o cérebro é muito mais dinâmico do que se pensava

24.08.2022

Como lidam os circuitos cerebrais com mudanças abruptas de comportamento, como por exemplo um obstáculo na trajetória? Um estudo do Instituto Weizmann de Ciências em morcegos, sugere uma resposta que não se encaixa no pensamento clássico sobre a função cerebral.

Usando dispositivos em miniatura de gravação sem fio para monitorar os neurônios no cérebro de morcegos que tiveram que evitar colidir uns com os outros enquanto voavam em direção contraria ao longo de um túnel a (soma das velocidades) 50 quilômetros por hora, o novo estudo mostrou a maneira como o cérebro lida com as necessidades.

O estudo liderado pelo Prof. Nachum Ulanovsky e publicado na revista científica Nature sugere que os neurônios não são programados para uma única tarefa, como se pensava, mas que, em resposta a uma rápida mudança nas necessidades, os neurônios se alteram para a realização de uma função totalmente nova. As mudanças acontecem em uma décima de segundo. “Mostramos em nosso novo estudo que o cérebro é muito mais dinâmico do que se pensava.” – disse Ulanovsky