O Instituto Weizmann de Ciências fortalece os laços com América Latina

O presidente do Instituto Weizmann de Ciências, Professor Daniel Zajfman visitou Montevideo no 22 de janeiro para anunciar, junto com o Presidente do Uruguai, Dr. Tabaré Vázquez, a criação de uma bolsa de estudos de pós-doutorado para um cientista uruguaio. Financiada pelos governos de Uruguai, de Israel e pelo Instituto Weizmann, a bolsa faz parte de um fortalecimento dos vínculos com America Latina.

No evento participaram: Dany Schmit,  CEO para América Latina do Instituto Weizmann, Mario Fleck, Presidente dos Amigos do Weizmann do Brasil, Mariano Zalis, Vice-Presidente para o Rio de janeiro, Carolina Cosse,  Ministra de Indústria, Energia e Minas do Uruguai, e a Embaixadora de Israel no Uruguai, Nina Bem Ami. Foi também apresentada formalmente a Asociación de Amigos del Instituto Weizmann en Argentina, com a presencia do seu presidente, Hugo Sigman.

O Presidente Vázquez lembrou-se do período em que ele mesmo cursou estudos superiores no Instituto Weizmann. Destacou nesta ocasião “meu sonho é que jovens cientistas uruguaios possam ir estudar em Israel, e tenham a possibilidade de se enriquecer humana e cientificamente, e dar depois a este país os conhecimentos que ajudem a melhorar as nossas condições de vida”.

O professor Zajfman fez questão de mencionar o fortalecimento das relações entre o Instituto Weizmann e vários países da America Latina. “A ciência não se faz no vácuo, na solidão. Uma das grandes vantagens é que a ciência é um idioma universal. O que interessa não é apenas o conhecimento, mas o que cada pessoa pode oferecer, e as visões diferentes. É por isso que, para enriquecer o campo das ciências, a cooperação é tão importante”.