Prof. David Margulies, do Laboratorio de Química Bio-orgânica em São Paulo

Na foto (de esquerda a direita), Claudia Issler Faiguenboim (Diretora dos Amigos do
Weizmann) Profa. Regina. P. Markus, (VP dos Amigos do Weizmann) Marcelo Tomaszewski,
Roxana Tabakman (Diretora de Comunicação dos Amigos do Weizmann), o cientista do
Instituto Weizmann de Ciencias Prof. David Margulies, Miguel Zweig e Itche Vasserman.

Prof. David Margulies, do Laboratorio de Química Bio-orgânica em São Paulo

O professor David Margulies Professor Associado no Laboratório de Química Bio-orgânica do Instituto Weizmann de Ciências , veio ao Brasil a convite do Prof. Helio Stefani da Universidade de São Paulo (USP) para participar de seminários no Instituto de Química e Farmácia.

O Prof. Margulies ganhou reconhecimento internacional há dois anos, quando o seu avanço foi matéria de capa na prestigiosa Nature Nanotechnology.

Ele é o criador do que foi chamado, o nariz molecular, um sistema capaz de analisar uma grande quantidade de moléculas no interior das células. É uma nova solução que gera resultados analíticos rápidos e altamente detalhados, revelando e quantificando a presença de uma série de proteínas em um único experimento. Por que ele chamou de nariz?”

Porque assim como um pequeno número de receptores olfativos permitem que o nariz humano diferencie muitos cheiros, um pequeno número de receptores moleculares permite que o dispositivo diferencie muitas proteínas”, explicou na sua palestra informal.

Sendo de escala molecular, ele concluiu “é o menor nariz do mundo”. O nariz molecular do Prof. Margulies já foi aplicado com sucesso para caracterizar ao conteúdo químico de uns medicamentos suspeitos de serem falsificados. O sistema cria uma “assinatura” multi colorida da identidade química que demostrou potencial para o estudo das alterações moleculares presente nos neurônios dos pacientes com Alzheimer.

 

Saiba mais: Prof. Margulies