Selecionados para a Escola de Verão 2020 participarão da ‘Weizmann Experience”


 Selecionados para a Escola de Verão 2020 participarão da “Weizmann Experience”

 

O Dr. Bessie Lawrence International Summer Science Institute (ISSI) é um programa  único para estudantes talentosos que estão prestes a começar sua carreira universitária. Cerca de 80 estudantes do mundo todo passam um mês trabalhando como parte de uma equipe de pesquisa, ao lado de cientistas do Instituto Weizmann de Ciências.

Neste ano, Enzo K. Ebert de Rio Claro (SP), João Pedro Silva Torres de São Paulo (SP) Gabriella Santana de Mesquita (RJ) Lúcio Lourenço de Freitas Neto, de Belo Horizonte (MG) e Júlia O. Destro de Osório (RS) foram selecionados entre centenas de estudantes para representarem o Brasil no programa, contudo, diante da pandemia do novo coronavírus, a edição de 2020 foi cancelada, fato inédito em 52 anos.

Apesar do cancelamento presencial do curso, para dar aos selecionados a oportunidade de conhecer melhor o Instituto Weizmann de Ciências, seus pilares, seus cientistas e, também, de participarem de um projeto de pesquisa e criarem laços com estudantes e cientistas dos outros países, duas iniciativas foram lançadas!

Seminários online: os estudantes escolhidos do Brasil, Reino Unido, Canadá, EUA e Suíça são convidados a participar de uma série virtual de 5 seminários com início no domingo, 19 de julho, com uma sessão introdutória liderada pelo presidente do Instituto Weizmann de Ciências, Prof. Alon Chen.

Para facilitar a interação entre os alunos de tantos países, estão previstas também sessões de breakout virtual.

Mentoria virtual: além dos seminários online, os alunos em duplas, farão um projeto de pesquisa de livre escolha, durante três semanas. Mais de 50 ex-alunos do programa do Reino Unido, EUA, Austrália, Europa e América do Sul se ofereceram para atuar como mentores dos alunos deste ano.  Seis alumni brasileiros da Escola de Verão, entre eles a renomada Prof.  Alicia Kowaltowski, se ofereceram como mentores.

O ISSI 2020 se tornou virtual, mas a necessidade de impulsionamento da ciência e de nossos jovens nunca foi tão real. Bem-vindos estudantes ISSI 2020 ao Instituto Weizmann de Ciências!