Sucesso da parceria entre a CAPES e o Instituto Weizmann

O Professor Dr Itamar Vidal, cientista brasileiro que viajou pelo projeto de cooperação é contratado pelo Instituto Weizmann.

Graduado pela Universidade Federal de Alagoas no curso de Licenciatura em Física, o Prof. Dr. Itamar Vidal concorreu e foi contemplado em 2012 com um projeto de cooperação com o Instituto Weizmann no qual investiga as propriedades estatísticas da luz. Dr. Vidal realizou o pós doutorado por um ano em Israel com bolsa concedida pelo convênio CAPES-WEIZMANN.

“O convênio CAPES-WEIZMANN previa a concessão de bolsas de estudos de longa duração para pós-doutores e docentes jovens e viagens de curta duração para seniores, permitindo unir competências e aproximar grupos de pesquisa afins”, explicou a professora titular da USP e vice-presidente do Grupo de Amigos do Instituto Weizmann do Brasil”, Regina P. Markus.

Ao final de um ano em Israel, o Dr. Itamar foi convidado pelo WEIZMANN a permanecer no Instituto como professor visitante. Empolgado com a notícia ele comemora: “Fico bastante alegre em compartilhar este resultado. Além da alegria pelo resultado do nosso trabalho para mim é muito mais significante tê-lo realizado com pessoas do mais alto nível científico e de presteza inestimável. O Grupo do professor Yaron Silberberg me recebeu de portas abertas e hoje encerrado o projeto, fui contratado pelo Weizmann para mais um ano aqui. Isto me dá uma satisfação redobrada pois tenho aprendido a respeitar, suportar e amar a este povo que me recebe como um dos seus.