André Menezes Strauss (BR) e Elisabetta Boaretto (IL)

Crédito da foto: Erica Banya

André Menezes Strauss
Museu de Arqueologia e Etnologia/ USP

UNICAMP: Laboratório de Biologia Molecular do Exercício (LABMEX)

O Prof. Dr. André Menezes Strauss é arqueólogo e geólogo, professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e coordenador do Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva e desenvolveu o projeto conjunto com a professora Elisabetta Boaretto.

O Professor André recebeu o prêmio 2019 Excelência para Novas Lideranças, concedido a docentes com até 40 anos de idade que se destacam pelo impacto de sua pesquisa científica, artística ou cultural (categoria Humanas). É graduado em Ciências Sociais pela PUC-SP (2006) com mestrado na USP e doutorado e pós doutorado em Ciências Arqueológicas na Alemanha.

Coordenador do projeto “Morte e Vida na Lapa do Santo: uma biografia arqueológica dos povos de Luzia”, desenvolveu um software de gerenciamento de escavação e implementou técnicas avançadas de documentação arqueológica. Como especialista em arqueologia virtual trabalha com a emergência do comportamento simbólico e coordena o projeto “Arqueogenômica do Brasil pré-colonial”, pioneiro na extração de DNA antigo de esqueletos arqueológicos do Brasil.

O projeto

“É um projeto de arqueologia cujo tema geral é a História Antiga da América. Mais especificamente, nosso objetivo é conseguir estimar a antiguidade de dois eventos marcantes na história da ocupação humana do continente: a extinção da mega-fauna e a explosão de pinturas rupestres no Brasil Central. Você sabia que nós arqueólogos não temos ideia da antiguidade das famosas pinturas rupestres do Brasil? Serão conquistas importantes se conseguirmos avançar nesses dois pontos”.

Você sabia que nós arqueólogos não temos ideia da antiguidade das famosas pinturas rupestres do Brasil? Serão conquistas importantes se conseguirmos avançar nesses dois pontos”.

O Centro Kimmel para Arqueologia do Instituto Weizmann e a Profa. Boaretto são referência mundial em datação de material arqueológico.

A história de esta parceria teve início quando, no ano 2018 o Dr. André Zular, um geólogo especializado em datação por método de luminescência, estava fazendo seu pós- doutorado no Weizmann. O Dr. Zular, que foi um dos primeiros bolsistas dos Amigos do Weizmann para a Escola do Verão do Weizmann (1982), e apresentou a Prof. Boaretto a pesquisadores brasileiros dessa área, mais especificamente com o Prof. Francisco William da Cruz, da USP. Ao mesmo tempo, uma outra equipe de cientistas buscava um arqueólogo brasileiro para ajudar a desenvolver um projeto multidisciplinar relacionando mudanças climáticas e história humana. “Aceitei o convite na hora e pouco depois tive o privilégio de passar uma semana na companhia de todos eles (Profa. Boaretto veio ao Brasil) numa etapa de campo organizada pelo Prof. Francisco no Vale do Rio Peruaçu. Para além das intersecções científicas acabamos todos nos entendo muito bem: dessa sintonia nasceu a intenção de consolidar a colaboração científica internacional que agora ganha fôlego com a aprovação desse projeto.”

Profa. Elisabetta Boaretto

Diretora do Centro Kimmel de Ciências Arqueológicas e do Laboratório D-REAMS (accelerator mass spectrometry laboratory for radiocarbon dating) que promove projetos de pesquisa que cronometram mudanças culturais, ambientais e materiais na história da humanidade, utilizando tecnologia de ponta.

Leia mais:
D-Reams
Cientista quer recontar história de Jerusalém
Para isso, pesquisadora usar