Sergio Schenkman (BR) e Neta Regev Rudzki (IL)

Sergio Schenkman
Escola Paulista de Medicina/UNIFESP

Sergio Schenkman do Departamento de Microbiologia Imunobiologia e Parasitologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) trabalhará em forma conjunta com a professora Neta Regev Rudzki.

O Prof. Dr Schenkan é professor titular da Universidade Federal de São Paulo e membro da Academia Brasileira e Paulista de Ciências. Seus estudos foram importantes no entendimento da função de fatores de virulência de Trypanosoma cruzii, o causador da Doença de Chagas.

“Tanto a doença de Chagas como as Leishmaniose são causadas por protozoários que têm características similares e afetam as populações do Brasil, sendo que a Leishmaniose vem aumentando em Israel. Em ambas, o tratamento com remédios não é eficaz, não existem vacinas e o diagnóstico ainda é precário”.

Recentemente se verificou que estes parasitas liberam pequenas vesículas formadas por uma membrana lipídica que engloba diversos materiais solúveis em seu interior e que atuam promovendo a evolução das doenças. Porém, como elas são produzidas e o que elas fazem exatamente, não é conhecido.

O projeto

O projeto dos doutores Sergio Schenkman (BR) e Neta Regev Rudzki (IL) tratara de entender os mecanismos que levam à produção e liberação de vesículas por parasitas causadores da doença de Chagas e de Leishmanioses. A inibição da sua liberação, o seu uso para diagnóstico e imunização poderá beneficiar e ajudar a combater estas doenças parasitárias.

A equipe pretende observar como se comportam as parasitas quando se inativam determinados genes escolhidos por produzirem fatores importantes para a produção de vesículas.

A equipe pretende observar como se comportam as parasitas quando se inativam determinados genes escolhidos por produzirem fatores importantes para a produção de vesículas.

“No Brasil inativaremos os genes candidatos utilizando a nova tecnologia de edição gênica denominada de CRISPR/Cas9, que consiste em utilizar uma enzima que corta o DNA em uma posição específica dos genes e permite a sua remoção. O efeito das mutações será estudado, verificando capacidade infectiva dos parasitas e a caracterização destas vesículas que será feita nos laboratórios do Instituto Weizmann.”

Profa. Neta Regev Rudzki

A malária é uma importante doença global, e o laboratório dirigido pela Profa. Neta Regez Ruzki fez grandes avanços em direção à compreensão da biologia básica do parasita P. falciparum. “Nosso objetivo é explorar as vias de comunicação celular-célula entre os parasitas em si e seu hospedeiro humano.”

Leia mais: Profa. Neta Regev Rudzki