Leandro Pereira de Moura (BR) e Atan Gross (IL)

Leandro Pereira de Moura
Faculdade de Ciências Aplicadas/UNICAMP

O Prof. Leandro Pereira de Moura, da Faculdade de Ciências Aplicadas/UNICAMP, tem um projeto conjunto com o Prof. Atan Gross, do Instituto Weizmann de Ciências.

O Prof. Dr. Leandro é docente do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas – UNICAMP, dos programas de pós-graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo (UNICAMP/Limeira) e em Ciências da Motricidade (UNESP/Rio Claro).

Graduado em Educação Física e Mestre em Ciências da Motricidade pela UNESP-Rio Claro, realizou doutorado sanduíche em Ciências da Motricidade na Escola de Medicina de Harvard e na Escola de Saúde Pública de Harvard (2014) pelo Instituto de Biociências da UNESP-Rio Claro (2012). O pós-doutorado foi pela UNICAMP em parceria com a Escola de Saúde Pública de Harvard.

O projeto

“O excesso de acúmulo de gordura no fígado pode ser um sério problema se não tratado. Após o acúmulo excessivo de gordura, inicialmente, o órgão passa a ter um perfil inflamado e se não houver nenhum tipo de tratamento pode desenvolver cirrose, que quando não tratada, pode evoluir para algum tipo de carcinoma e em alguns casos levar o órgão à falência. Ainda, em pessoas obesas, somente o fato de acumular mais gordura no fígado contribui para o desenvolvimento do diabetes mellitus“, explica o Dr. Leandro e acrescenta que para o tratamento da Doença Hepática Gordurosa Não-Alcoólica (DHGNA) não há medicamentos seguros: os médicos recomendam mudança de hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos.

“Entretanto, o modo como a prática de exercício físico faz com que ocorra redução de estoques de gordura em um órgão periférico ainda não é bem descrita na literatura. Nesse sentido, nossas equipes pretendem entender melhor como esse acúmulo de gordura acontece e, adiante, investigar como a prática de exercício físico pode beneficiar animais ou pessoas portadoras da DHGNA.

Nossas equipes pretendem entender melhor como acontecem os acúmulos de gordura e investigar como a prática de exercício físico pode beneficiar animais ou pessoas portadoras da Doença Hepática Gordurosa Não-Alcoólica

Esta pesquisa possui um caráter translacional, ou seja, vamos investigar o acúmulo de gordura em cultura de células hepáticas e em fígados de camundongos e humanos obesos, para, adiante, investigar o papel do exercício físico aeróbio. Acreditamos que uma proteína que fica acoplada na membrana mitocondrial hepática (MTCH2) pode estar envolvida nesse processo de controle do armazenamento de gordura no órgão. Caso nossa hipótese venha a ser confirmada, num futuro não tão distante e após outras confirmações, poderemos elencar a modulação dessa proteína como um possível alvo para o tratamento da DHGNA.”

Leia também:
– Estudo mostra como o exercício de força controla o diabetes em indivíduos obesos
Musculação pode ter efeito rápido em redução da gordura no fígado, indica estudo

Prof. Atan Gross

As mitocôndrias são organelas altamente dinâmicas que desempenham papéis fundamentais em processos celulares fundamentais, e sua disfunção resulta no desenvolvimento de muitos tipos de doenças. Os principais tópicos de pesquisa do laboratório do Prof. Atan Gross estão relacionados as mitocôndrias como coordenadoras do metabolismo e a morte celular e a sua relevância para gerar doenças.

Leia mais: Prof. Atan Gross