Delegação do Instituto Weizmann de Ciências de Israel reforça cooperação com o país durante visita ao Brasil

Daniel Zajfman, presidente do Instituto Weizmann de Ciências de Israel esteve no Brasil entre os dias 28 e 31 de outubro, acompanhado do CEO das Relações Exteriores para a América Latina, Dany Schmit, e dos cientistas Orly Reiner, Rivka Dikstein, Rony Seger, Tsvee Lapidot, Valerie Krizhanovsky, Yosef Yarden e Zvulun Elazar.

Com agendas paralelas, o presidente e os cientistas participaram de diversos encontros, eventos e workshops, entre eles, com a Oncoclínicas e no Hospital Israelita Albert Einstein, onde trocaram experiências sobre imunologia, câncer e genética. “O Weizmann é provavelmente um dos três maiores institutos de pesquisa do mundo. Na nossa área, de pesquisa biomédica, ele é sem dúvida um padrão do ponto de vista científico, e para nós é uma honra receber os cientistas no Hospital. O Einstein tem um acordo com o Instituto há alguns anos e ele tem sido bastante frutífero, principalmente nas áreas de células tronco, Alzheimer e endometriose. Temos uma afinidade cientifica muito grande, mas ao mesmo tempo as competências são complementares, o que é muito bom para os dois lados”, destacou o Dr. Luiz Vicente Rizzo, imunologista do Hospital Albert Einstein.

Os cientistas israelenses também participaram de um Workshop com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), visando reforçar uma parceria para financiar projetos de pesquisa e o intercâmbio de pesquisadores, pós-graduandos e pós-doutorandos entre os dois países. A visita ao Brasil foi finalizada com um jantar na residência de Mario Fleck, presidente do grupo de Amigos do Instituto Weizmann do Brasil, que reforçou sua relação com o instituto israelense. “Sou um fiel defensor do Estado de Israel e viajo ao país de três a quatro vezes por ano. Quando visitei o Instituto Weizmann pela primeira vez, fiquei profundamente impactado, foi como fazer uma conexão com uma jornada pela vida, que pode mudar o mundo em que vivemos hoje, bem como no futuro”, destacou.

Daniel Zajfman frisou a importância do instituto israelense, uma das mais respeitadas instituições de pesquisa multidisciplinar no mundo, bem como do valor do conhecimento e da inovação, destacando Israel como um país de pequenas dimensões, mas que tem causado um impacto global e beneficiado milhões de pessoas em todo o mundo com sua cultura de inovação. “Não colocamos limite à curiosidade dos cientistas. Na ciência é importante fazermos questionamentos o tempo todo. A curiosidade e a paixão pela ciência é o que move os três mil cientistas, estudantes, técnicos e equipe de apoio do Instituto Weizmann de Ciências. Também quero agradecer pela oportunidade de estar aqui e destacar o grande trabalho que o Mario vem fazendo aqui no Brasil, com um comprometimento admirável”, finalizou Zajfman.