Escola de Verão 2023 – Gustavo Botega Serra

 Gustavo Botega

Imperatriz - MA

Chegamos na 2ª semana do Programa da Escola de Verão do Instituto Weizmann de Ciências (ISSI) e o Gustavo Botega Serra conta um pouco da sua experiência:

"Aos poucos vai caindo a ficha de que realmente estamos aqui, me encanto diariamente todas as vezes que entro no laboratório, é uma experiência incrível estar cercado de tantas mentes brilhantes e que estão empenhadas no mesmo propósito: Saciar sua curiosidade. Mas nem só de ciência vive o cientista, também tivemos a oportunidades de ter experiências culturais inesquecíveis, como o tradicional jantar de Shabat, da religião Judaica, além de visitas a lugares históricos, como Jerusalém e a Galiléia. Estar aqui é uma oportunidade única para qualquer jovem cientista, e eu, sinceramente, sou muito grato por estar vivenciando isso."

 

Minha expectativa para a Escola de Verão Weizmann é que seja uma vivência transformadora. Eu já conhecia e admirava bastante a história de alguns dos outros brasileiros que já passaram por essa experiência, e poder viver isso é um sentimento de felicidade enorme." 04.04.23

 

De Imperatriz (Maranhão), estudou como bolsista na Escola Santa Teresinha onde finalizou o ensino médio em 2022. Desde 2020 participou de um programa da universidade local, a Universidade Estadual da Região Tocantins do Maranhão (UEMASUL) chamado "Cientista Aprendiz".

Ele fala do primeiro contato com um laboratório como um amor à primeira vista. Desde então, o laboratório se tornou minha segunda casa.”

Gustavo garante que sempre foi uma criança extremamente curiosa, de querer saber o porquê de as coisas serem como são.  “Mais tarde descobri que essas perguntas nada mais eram do que a "Questão Problema", e as respostas eram a "Hipótese".

Fez estudos de Métodos Investigativos na University of London e de Steam + Educação Midiática em  IFES, Alumni Tech e Departamento de Estado dos Estados Unidos. Percorreu com sucesso o caminho das feiras (MOSTRATEC, MILSET BRASIL, INFOMATRIX BRASIL, FEMIC MCTIA, SAPIENS UEMASUL e FEBRACE). Foi escolhido para ir à Escola de Verão do Instituto Weizmann de Ciencias pela sua participação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2023. Na mesma feira, ele também ganhou a credencial para Regeneron ISEF, a maior feira de ciências do mundo, que esse ano acontecerá em Dallas, Texas.

O projeto de pesquisa realizado em Cachoeirinha (Tocantins) consistiu em tratar de desenvolver um fármaco sustentável, utilizando, um fruto regional comumente utilizado pelas comunidades rurais o Tucum Mirim. Os princípios ativos do fruto foram identificados e isolados e atua como repelente, larvicida e inseticida.

Gustavo sabe que quer ser cientista, mas ainda não escolheu área de atuação. “Atualmente estou dividido entre Biotecnologia, Biomedicina, Medicina e Engenharia Química.” E tem um outro desejo “Assim como eu tive outros jovens brasileiros como inspiração, espero um dia poder inspirar outras crianças curiosas a trilhar o caminho da ciência."