Escola de Verão 2023 – Fellipe Wander Godoy

 Fellipe Wander Godoy

Fellipe tem 18 anos e atualmente cursa engenharia biomédica na Faculdade Israelita das Ciências da Saúde Albert Einstein.

Fellipe Wander Godoy fala sobre os momentos finais do programa da Escola de Verão do Weizmann 2023. "Acampamento no deserto do Negev, apresentações científicas e idas à praia marcaram nossa última semana no Instituto Weizmann de Ciências". Apesar da dolorosa despedida, vamos voltar com muitas novas memórias e aprendizados. Gratidão e satisfação são os sentimentos que encerram esse ciclo.

Decidiu seguir uma carreira na área de ciências devido à experiência com projetos de iniciação científica obrigatórios durante o ensino médio IB (Bacalaureato Internacional).

“Ter a oportunidade de entrar em contato com a pesquisa desde cedo foi um fator determinante na minha vida acadêmica”, “No entanto, também devo creditar um filme que me inspirou quando eu tinha 6 anos, "Jurassic Park". Embora possa parecer trivial, esse filme despertou em mim uma grande curiosidade pela biologia (além de ser um ótimo filme)”.

 

O projeto foi um estudo sobre como o exercício aeróbico intenso afeta a atenção endógena de adolescentes de 17 a 18 anos. A motivação para investigar esse tema foi tanto a paixão pela biologia quanto uma grande dúvida que ele tinha: "será que os esportes realmente podem melhorar nossa atenção e concentração?". Como estudar a atenção por meio de fatores biológicos era um desafio, contou com a ajuda de um teste usado para determinar se os jovens têm déficit de atenção, o Toulouse-Piéron. Esse exercício mental desafia a concentração dos pacientes e, a partir da pontuação atingida, é possível quantificar a atenção. Dessa forma, pode comparar as médias das pontuações antes e depois da atividade física, chegando a uma conclusão.

“O verdadeiro valor dessa pesquisa, assim como em todas as outras, está na metodologia utilizada e não na resposta final. Por esse motivo, embora meus cálculos tenham mostrado uma melhora na atenção dos jovens, dediquei grande parte da análise à reflexão das limitações da minha pesquisa (que foi realizada com recursos limitados)”.

No Instituto Weizmann de Ciências, em Israel, espera ter a oportunidade de entrar em contato com diversas práticas de laboratório, visando expandir seus conhecimentos em alguns processos químicos e biológicos. Além disso, anseia conhecer a cultura presente no país e socializar com pessoas de todo o mundo. Embora não possa prever exatamente tudo o que fará durante esse intercâmbio, tem certeza de que voltará com aprendizados valiosos e memórias únicas.

Conheça um pouco mais da história do Fellipe: