Escola de Verão 2023 – Laura Nedel Drebes

 Laura Nedel Drebes

Rio Grande do Sul

Técnica em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Osório

Laura Debres conta a experiência da primeira semana na Escola de Verão do Weizmann.

"Há quase 1 semana eu (Laura), junto ao Felipe, Gustavo e Vinícius estamos tendo o privilégio de vivenciar uma experiência incrível e única.

Participar do Programa de Verão do Instituto Weizmann de Ciências (ISSI) em Israel tem sido um misto de vivências culturais e voltadas ao âmbito científico. Na primeira foto, nossa delegação brasileira teve a honra de conhecer e ouvir de perto a história da Profa. Ada Yonath, Nobel de Química 2009. Esse registro está em consonância com tamanha grandiosidade que o programa oferece. Estamos envolvidos com pesquisas em diferentes áreas, interagindo com pessoas de diferentes países e tendo o contato com a vasta e diferente cultura Israelense.

Temos certeza que a bagagem que iremos adquirir durante esse mês e a forma em que iremos voltar ao Brasil será transformadora, em todos os sentidos".

 

“Não existem palavras que eu consiga medir e expressar tamanha alegria, emoção e honra que sinto nesse momento com a notícia da minha seleção. É a oportunidade de vida que eu sempre sonhei.” 10.4.23

Me sinto muito motivada em conhecer e conviver com os jovens do mundo inteiro que compartilharão suas vivências no programa. Considero que as trocas transformam. Tenho certeza de que essa experiência será decisiva e influenciará muito meu futuro como médica e também como ser humano.

Minha paixão por pesquisa foi despertada ao ler notícias de jovens meninas que desenvolviam pesquisa no ensino médio em uma cidade a 20km de onde eu morava. Aquilo me causou um espanto, pois eu achava que homens, geralmente mais velhos (como Einstein) faziam pesquisa ou estudantes de mestrado e doutorado.

Quando ingressei no IFRS - campus Osório,  logo fui procurar a professora Flávia Twardowski que é referência no Brasil por incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa no ensino médio como uma forma de contribuir para uma educação mais significativa. Começava ali minha caminhada no mundo da Pesquisa.

Resíduo da indústria nutracêutica usou como matéria prima para desenvolver o biofilme que substitui a camada plástica do absorvente convencional.

Ao longo de todo o ensino médio, desenvolvi 3 projetos de pesquisa. No ano de 2019, desenvolvi junto a duas colegas um aplicativo capaz de auxiliar os apicultores e agricultores na preservação das abelhas, após observar a morte exacerbada desses importantes polinizadores. No ano de 2020 desenvolvi individualmente filmes plásticos biodegradáveis utilizando subprodutos industriais sob orientação da Professora Flávia Twardowski, do IFRS. O biofilme foi criado como alternativa às coberturas plásticas das plantações de alfaces.

Segurando o primeiro biofilme que desenvolveu no ano de 2020

No ano de 2021, juntamente com minha colega Camily, desenvolvemos o SustainPads:  absorventes acessíveis e ecológicos. Para substituir o algodão convencional, usamos as fibras do pseudocaule da bananeira e as fibras do Açaí de juçara. Para substituir o plástico, desenvolvemos biofilmes, usando resíduos nutracêuticos

O protótipo foi capaz de absorver 65% a mais do que os absorventes comerciais, gastando 99% menos água e custando apenas R$0,02. Dessa forma, contribuímos diretamente com o tripé da sustentabilidade, abrangendo diferentes âmbitos da sociedade: o social: por combater a pobreza menstrual;  o ambiental, por contribuir para a diminuição da poluição ambiental por absorventes sintéticos e o econômico, por utilizar o conceito de economia circular.

Em dezembro de 2022, a patente do produto e processo foi registrada.

SustainPads foi o projeto mais transformador em minha vida. Vivenciei o significado de persistência, determinação e trabalho em equipe, além de compreender a importância da dignidade humana. Descobri que a Ciência gera desenvolvimento não apenas no âmbito acadêmico, mas ela gera o nosso desenvolvimento como seres humanos. 

Conheça um pouco mais da história da Laura: