Escola de Verão 2023 – Vinicius Dutra Ramos

 Vinicius Dutra Ramos

Barra do Pirai (RJ)

Cursa Engenharia da Computação
Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ
Barra do Piraí

Vinícius Dutra Ramos conta sobre a experiência da terceira semana da Escola de Verão do Weizmann! "Essa terceira semana foi muito intensa. Além de finalizar os projetos e preparar as nossas apresentações, participamos de diversos esportes, palestras por cientistas renomados discursando sobre pesquisas e tecnologia, visitas a laboratórios de ponta, observação de planetas e inúmeras outras atividades. O que mais me impressionou nessas semanas é que somado a incrível oportunidade de desenvolver pesquisa, ainda temos muitas possibilidades para participar de atividades e interagir com pessoas de diversos países. Estar tendo a chance de conhecer e aprender sobre a cultura de jovens de diferentes regiões tem sido uma experiência extraordinária. Assim como nas outras duas ocasiões anteriores, essa parte final da semana me surpreendeu. Fomos para Ein Gedi, uma reserva natural onde podemos nadar e realizar hiking. Nessa semana, fomos ao Monte Zefahot, Coral Beach, onde mergulhamos e praticamos snorkeling. Em relação às pesquisas, há dois dias finalizamos os trabalhos com os projetos e já sinto falta da dinâmica envolvendo experimentos, desenvolvimento de sistemas e colaborar junto de colegas de diferentes partes do mundo para solucionar uma pergunta de finalização dos projetos e preparação para as apresentações. Sem dúvida, está sendo fascinante".

Ser selecionado para fazer parte dessa comunidade altamente colaborativa, que se dedica a enfrentar os desafios mais complexos da ciência, é extremamente empolgante para mim. Estou motivado a aplicar física para avançar os sistemas de computação, em particular comunicações e sensores. Além disso, os equipamentos altamente avançados e a estrutura de apoio dos pesquisadores serão fundamentais nessa jornada. Tenho certeza de que o programa será uma experiência enriquecedora, proporcionando-me novos conhecimentos, habilidades, perspectivas valiosas e a oportunidade de contribuir mais para ciência." 


 

Vinicius sempre teve o desejo de aprender e descobrir por meio da Ciência, o que o guiou em várias decisões. Optou por estudar o ensino médio em uma instituição que proporcionasse maior interação com inovações tecnológicas e acha que foi a decisão certa.

“Embora tenha sido um desafio inicialmente, foi um passo fundamental para ampliar meus horizontes e perceber que há infinitas possibilidades além da sala de aula. Durante esse período, desenvolvi vários projetos, pesquisas e participei de conferências, programas internacionais e competições em STEM que foram essenciais para aprimorar minha experiência acadêmica e científica. O apoio dos professores foi fundamental nesse processo.

Vinicius participou de projetos e programas acadêmicos de Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Ministério de Ciência. Tecnologia e Inovação (MCTI), Fundação de apoio ao Desenvolvimento da extensão, pesquisa, ensino profissionalizante e tecnológico (FADEMA), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e Instituto de Matemática Pura e Aplicada IMPA.

Desenvolver projetos tecnológicos e científicos como aplicativos e sistemas IoT (internet das coisas), digitais e eletrônicos foi, segundo ele, “uma experiência enriquecedora.  Um dos projetos que tive um grande interesse em desenvolver foi um sistema compacto que conta com a integração de sensores, plataformas digitais e dispositivos para evitar que medicamentos sejam expostos a temperaturas acima do limite, por meio do controle e monitoramento remoto. Além disso, o sistema não depende de conexão com internet para receber comandos de controle ou enviar dados do ambiente, pois na ausência de internet se implementa automaticamente uma rede própria para que dispositivos de funcionários da saúde possam se conectar. O meu interesse no projeto se deve muito pelo problema para qual ele foi desenvolvido: A perda de medicações.”

Conheça um pouco mais da história do Vinícius: