Evento Scientists of Tomorrow

 

Scientist of Tomorrow: meet the future faz parte da missão de jovens cientistas que estarão em São Paulo nos dias 25, 26 e 27 de abril para apresentar o futuro da ciência pelas pesquisas desenvolvidas no Instituto Weizmann.

Seguindo a nossa tradição de levar a ciência ao público leigo de forma atrativa, serão 3 apresentações curtas (7 minutos), onde cada jovem cientista fará uma exposição dinâmica de suas pesquisas, além de uma igualmente breve apresentação sobre o Instituto.

 

Rafael Stern

Brasileiro. Como estudante de doutorado do Instituto Weizmann de Ciências, utiliza um laboratório móvel dentro de um caminhão que ele mesmo conduz para testar como se adaptam os diferentes tipos de vegetação a condições variadas do ambiente

Rafael e sua pesquisa foram destaque da Revista do Weizmann: Leia mais

Veja o vídeo aqui

Graduado em geografia pela Universidade Federal Fluminense, Rafael Stern fez pós-graduação em Israel no Instituto Arava de Estudos do Ambiente . Fez o Mestrado no Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas onde estudou a caracterização física e química das partículas atmosféricas emitidas pelo fogo na selva amazônica.

No Instituto Weizmann de Ciências, sua pesquisa utiliza ferramentas avançadas para medir a fotossíntese. O mentor na investigação é o Prof. Dan Yakir, do Departamento de Ciências Planetárias e da Terra do Instituto Weizmann.

Quando não está no laboratório, ou no “caminhão”, Rafael lê poesia, toca gaita ou faz trilhas na natureza.

Rafael e sua pesquisa foram destaque da Revista do Weizmann: Leia mais

 

Michal Shaked

Michal formou-se em Biologia antes de iniciar os seis anos de serviço militar no IDF, Forças de Defensa de Israel, período no qual serviu de oficial no Laboratorio Central do Corpo Médico do IDF. Atualmente ela faz doutorado no Departamento de Biologia Celular e Molecular supervisionada por um dos cientistas mas renomados na área do câncer, o Prof. Moshe Oren.

Leia mais

Na sua pesquisa, Michal foca na regulação do um grupo de genes envolvidos no controle de tamanho de órgãos e homeostasis de tecidos, chamada via de sinalização Hippo. O nome deriva do fato de que um dos componentes chave da sinalização aparece na forma mutada, o que resulta no crescimento exagerado, gerando-se órgãos anormalmente grandes, “tamanho hipopótamo”.

Estudos recentes indicam que anomalias na via de sinalização Hippo têm um papel importante na formação de tumores, na resistência a drogas anticancerígenas e na metástase. Usando várias abordagens, incluindo biologia molecular, modelos matemáticos e microscopia avançada, Michal procura compreender a desregulação da via de Hippo em células tumorais do pulmão.

Com um MBA em gestão estratégica pela Universidade de Tel Aviv e Mestrado em Biologia Molecular pelo Instituto Weizmann, Michal também realizou pesquisas no laboratório do Prof. Galit Lahav na Escola de Medicina de Harvard.  Ela recentemente ganhou o prêmio “melhor poster” em uma conferência EMBO (European Molecular Biology Organization) em Roma, e recebeu o prêmio Azrieli Systems de Inovação para Estudantes de Biologia.

Quando ela não está no laboratório, dá aulas para estudantes do ensino médio no Instituto Davidson de educação científica e é voluntária na Fundação israelense para crianças deficientes (ILAN), gosta de arte e  de ouvir música.

 

Andrés Goldman

Nascido no Uruguai é Bacharel em Biologia pela Universidad de la República e Mestre em Biologia Celular e Molecular pelo PEDECIBA (Programa uruguaio para o desenvolvimento da ciência básica). Emigrou para Israel no ano de 2013 e atualmente faz o doutorado no Departamento de Regulação Biológica do Instituto Weizmann de Ciências, com a supervisão do Prof. Atan Gross.

Leia mais

Andres estuda as mitocôndrias – organelas que contém enzimas importantes para o ciclo de vida e metabolismo celular, e responsáveis pela conversão de nutrientes em energia utilizável. A produção de energia das mitocôndrias pode determinar o destino das células, sendo assim, são importantes na saúde e na doença. Utilizando ferramentas moleculares, Andres procura entender a biologia mitocondrial, incluindo os mecanismos que regulam a arquitetura, função e comportamento mitocondrial. Está interessado particularmente em como as mitocôndrias mudam de forma, formando redes complexas interconectadas em resposta a mudanças a disponibilidade de nutrientes.

Quando não está no laboratório, percorre trilhas ou joga futebol no campus do Instituto Weizmann, com outros estudantes internacionais. Ele a sua esposa estão esperando um filho.