Mario Fleck recebe o título de doutor em Filosofia honoris causa pelo Instituto Weizmann de Ciências

Mario Fleck recebe o título de doutor em Filosofia honoris causa pelo Instituto Weizmann de Ciências

Mario Fleck, presidente dos Amigos do Weizmann do Brasil, foi agraciado com o título de doutor em filosofia honoris causa pelo Instituto Weizmann de Ciências (WIS) em cerimônia que aconteceu no dia 12 de novembro de 2019, durante o 71 Annual General Meeting of the International Board do Instituto Weizmann de Ciências. O título de doutor de Filosofia honoris causa é a maior honraria concedida pelo Instituto Weizmann de Ciências para pessoas com ideais e valores compartilhados pela instituição, tais como excelência, dedicação para melhorar a condição da humanidade e profunda paixão impulsionada pela curiosidade.

O diploma é concedido anualmente a líderes no mundo da ciência, academia, arte e filantropia. Este ano o WIS concedeu a mesma honraria ao presidente de Israel, Reuven Rivlin,
aos cientistas Profa. Martha Nussbaum (EUA), Prof. Jonathan Dorfan (EUA) e Prof. Raphael Mechoulan (Israel), ao fotógrafo Alex Levac (Israel), ao rabino Adin Steinsaltz (Israel), e à diretora da Adeli Foundation (França). Eles se juntaram a uma lista iniciada no ano 1966 que inclui personalidades como Shimon Peres, Menachem Begin, Jimmy Carter, Henry Kissinger, Elie Wiesel, do mundo da arte como Zubin Metha, Arthur Rubinstein e Marc Chagall, do pensamento como Simone Weil, da ciência como Eric Kandel, François Jacob, Severo Ochoa e Rita Levi Montalcini e da filantropia como Morris Kahn. Outros brasileiros como Adolpho Bloch (1978), Dra. Regina Feigl (1982) e Samy Cohn (1994) também foram homenageados com o “Honoris Causa”.

Na cerimônia, o presidente do WIS Prof. Daniel Zajfman distinguiu Mario Fleck como “filantropo com percepção e visão” reconhecendo “no líder empresarial o seu espírito coletivo e capacidade de inspirar os outros”. Na apresentação da sua biografia, frente a centenas de personalidades do mundo todo, destacaram “o seu compromisso com a sua comunidade, en várias ONG como Parceiros da Educação, onde o setor privado se esforça para melhorar a educação pública, o Hospital Albert Einstein, a Orquestra Sinfônica, e o Comitê para a Democracia na Informação entre outros.

No pronunciamento de outorga o título foi concedido a Mario Fleck “em reconhecimento da sua liderança exemplar em incontáveis iniciativas e organizações, beneficiando problemas sociais, educação, ciência e artes, a nível local, nacional e internacional. Pela sua fervorosa dedicação, motivada por um sentido profundo de responsabilidade individual, para o bem-estar do povo judeu e o estado de Israel. E pelo seu entusiasmo e maravilhosa administração da excelência cientifica, que se manifesta no seu compromisso permanente com o Instituto Weizmann de Ciências e os Amigos do Weizmann do Brasil.”

O Professor Daniel Zajfman fez questão de lhe agradecer por ter aprofundado e fortalecido as relações com o Brasil, o que podia ser conferido na participação da delegação de 65 pessoas, entre lideranças, empresários e integrantes dos Amigos do Weizmann do Brasil.

Perfil Doutor h.c. Mario Fleck
Há mais de 12 anos à frente dos Amigos do Weizmann do Brasil, Mario Fleck ocupou várias posições de liderança na comunidade judaica do Brasil. Atualmente é presidente da CIP – Congregação Israelita Paulista, presidente do Conselho da FISESP – Federação Israelita do Estado de São Paulo, vice-presidente da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, conselheiro do Hospital Albert Einstein, conselheiro da escola Alef, co-chair para América Latinado Instituto BILLA do AJC (American Jewish Committee).

Anteriormente, foi presidente do Conselho da EAESP-FGV, presidente do Colégio Max Nordau no Rio de Janeiro e colaborador de diversas ONGs ligadas à educação, cultura e meio- ambiente.

Graduado em Engenharia Mecânica pela PUC-RJ, no âmbito profissional atuou 28 anos na Accenture e há 15 anos é sócio da Rio Bravo Investimentos. Atuou também em diversos conselhos de empresas brasileiras de capital aberto ou privado.


Warning: preg_match(): Compilation failed: invalid range in character class at offset 12 in /home/storage/c/c5/8a/amigosdoweizmann/public_html/stage/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/shortcodes/vc-basic-grid.php on line 175