Larissa Valdemarin Bim

Larissa Valdemarin

Bolsista de 2008

Hoje: Biomedicina UNIFESP

“Passar um mês em Israel…. Apesar de eu já ter sido selecionada, isso não parecia muito real. E no começo eu ainda estava um pouco apreensiva, tinha medo de não corresponder às expectativas de todos, mas tudo mudou a partir do momento em que chegamos lá.

O Instituto é um lugar muito bonito, todo arborizado, fomos muito bem cuidados, os dormitórios eram ótimos e as refeições também. Tudo era muito bem organizado e programado e era esperado que tivéssemos responsabilidade suficiente pra cumprir nossos deveres e horários.

Os dias que passamos no laboratório foram muito produtivos. Como era a primeira vez que eu efetivamente trabalhava em um laboratório eu pude aprender muitas coisas novas, tanto no lado da ciência como no lado da dinâmica de uma vida dentro de um laboratório. Meu mentor foi um fator muito importante, porque ele foi muito paciente e atencioso comigo em todos os momentos, sempre explicando tudo com muita clareza e me ensinando muitas coisas que estavam além do necessário ao meu projeto. O fato é que ele realmente gosta do que faz e isso é sempre contagiante. Fazer o relatório foi um desafio pra mim, não que eu nunca tivesse feito isso antes, mas eu estava sozinha (minha dupla havia trocado de projeto logo no primeiro dia), e demorei bastante pra escrever as 6 folhas pedidas, novamente meu mentor me ajudou muito, ele explicava as coisas pra mim de jeitos diferentes pra ficar mais fácil de entender, e também me ajudava a achar o melhor jeito de explicar os procedimentos toda vez q eu empacava no inglês. Quando eu terminei e imprimi meu relatório eu olhei pra ele e me deu uma sensação de orgulho muito grande, eu pensei “Nossa… fui eu que fiz!” – foi muito legal! – A apresentação foi muito tranquila, como eu sempre tive problemas com públicos eu já estava nervosa antes de começar, mas na hora que eu subi lá eu me surpreendi com o fato de eu estar bem menos nervosa do que eu achei que ia estar e apresentei bem melhor do que o esperado (pelo menos pra mim). O clima ajudou bastante, era bem descontraído, apesar de a coordenadora de biologia ser bastante rigorosa.

Fora do laboratório tudo era festa. Pudemos conhecer muitas pessoas de várias partes do mundo, várias culturas, e o programa em si oferecia todas essas oportunidades, mostrando pra nós, nos dias livres, um pouco mais sobre a cultura e o estado de Israel. Essa foi uma parte que pra mim contou bastante, eram momentos de relaxamento (ou não, já que a gente não dormia durante a semana e menos ainda nos fim de semana – foi bem exaustivo, mas eu não faria diferente.), de interação, de diversão, sem nunca deixar de lado a aprendizagem, tanto com os guias sobre Israel, quanto com as outras pessoas sobre fatos diversos.

Posso dizer que eu voltei de Israel diferente, mais aberta a novas experiências, com mais vontade de aprender, descobri que eu gostei muito de trabalhar com imunologia e que talvez Biomedicina seja mesmo uma carreira pra mim. Foi com certeza uma viagem de aprendizados e superações em muitos aspectos – descobri que eu posso fazer muito mais do que eu achava ser capaz.

Muito Obrigada a todos que nos proporcionaram, direta ou indiretamente, essa experiência maravilhosa e com certeza única. Muito obrigada por confiarem e acreditarem em mim.”