Marcos Masukawa

mazu

Bolsista de 2012

Formado em Ciências Moleculares pela USP, faz mestrado no Instituto de Química da USP e vai continuar seus estudos no Tokyo Institute of Technology, em Tóquio. Faz parte da organização dos projetos USP|Debate (uspdebate.com) e Morcegos no tráfego (morcegos.no/trafego) e tem um site masukawa.com.br

Depoimento:

“O contato com outros cientistas é absolutamente necessário para se fazer ciência. Participar da Escola de Verão do Instituto Weizmann foi uma oportunidade para encontrar estudantes de todo o mundo que compartilhavam da mesma aspiração de se tornar cientistas, que gostavam de discutir ciência e que traziam consigo informações novas não só sobre um campo de interesse, mas também sobre a cultura dos seus países de origem e da sua experiência pessoal. Também houve a ocasião de levar a informação no sentido contrário e repassar o nosso ponto de vista sobre a ciência na prática. O programa é em essência uma experiência de networking, estabelecer relações profissionais e de amizade com pessoas de todo o mundo e conhecer aqueles que serão grandes pesquisadores, mas com quem estreitamos os laços agora. Naturalmente, o tempo em que estivemos lá não foi reservado só à pesquisa. Tivemos a oportunidade de conhecer Israel – a cultura e a geografia exótica.  Embora as quatro semanas tenham se passado muito depressa, o tempo foi suficiente para formular novas perspectivas mais ambiciosas, mudar conceitos e ampliar nosso conhecimento da área que estudamos.”

 

Projeto no Instituto Weizmann de Ciências:

Desvendar a estrutura de ribossomos de bactérias que causam doenças em humanos é o primeiro passo para desenvolver novos antibióticos que possam inibir a síntese de proteínas em bactérias. Neste projeto, extraímos ribossomos do patógeno modelo S. aureus e testamos diferentes condições de cristalização dos ribossomos obtidos. O objetivo da cristalização de ribossomos é compreender melhor a estrutura desses complexos moleculares, responsáveis pela síntese de proteínas em todos os seres vivos.