Maria Eduarda Santos de Almeida

Bolsista 2017

Curso Técnico em administração integrado ao ensino médio no IFRS – Campus Osório

Vinda de uma pequena cidade com apenas  sete mil habitantes, seu primeiro projeto de pesquisa foi um material capaz de purificar água produzido a partir de resíduo agroindustrial,   que a credenciou para diversas feiras internacionais.

Aos 14 anos, Maria Eduarda Santos de Almeida mudou-se para poder fazer o curso técnico em administração integrado ao ensino médio no IFRS. Ela realizou um projeto social na escola com agricultores familiares justamente para continuar próxima da realidade do lugar de onde veio. “Observando o problema destas pessoas,  nasceu meu primeiro projeto de pesquisa: um material capaz de purificar água produzido a partir de resíduo agroindustrial.” Através dele, Maria Eduarda participou de várias feiras de ciências, como MOSTRATEC, FEBRACE, I-SWEEEP e Intel ISEF.

A segunda pesquisa, pela qual irá novamente para a Intel ISEF, consiste em estudar uma substância de germinação seletiva que inibe sementes de Pinus elliottii árvore capaz de afetar a biodiversidade. “Fazer pesquisa me proporcionou grandes lições de persistência, resiliência e gratidão. Nada é mais apaixonante para mim do que descobrir e isto me faz sentir cada vez mais amor pelas perguntas! “

Maria Eduarda ouviu falar do Instituto Weizmann de Ciencias pela primeira vez em 2015. “Sonhei com a oportunidade de participar desta instituição com valores de igualdade, movida por curiosidade antes de tudo e sediada em um dos lugares mais inovadores do mundo, que ao mesmo tempo apresenta-se como um dos nossos pilares culturais. Espero acima de tudo me tornar uma pesquisadora melhor e ainda mais apaixonada!”.