Nova parceria entre o Instituto Weizmann e o grupo israelense Clalit Health Services vai encurtar a ponte que conecta a ciência básica a aplicações médicas
O Instituto Weizmann de Ciências e o Schneider Children Medical Center, do grupo Clalit Health Services (maior serviço de saúde de Israel), firmaram parceria para a criação do Centro Schneider-Weizmann de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adulto. A pesquisa biomédica colaborativa incluirá as áreas de oncologia, neurologia, psiquiatria, gastroenterologia, endocrinologia, nutrição e metabolismo. Outras áreas podem ser adicionadas conforme necessário no futuro.
O Prof. Alon Chen, presidente do Instituto Weizmann de Ciências, enfatiza a importância da parceria: “A principal missão do Instituto Weizmann de Ciências é a ciência básica – que é impulsionada pela curiosidade dos cientistas. Muitos visam entender melhor os processos na natureza, especialmente os do corpo humano, e a experiência nos mostrou que esse tipo de pesquisa básica pode levar ao desenvolvimento de novas tecnologias médicas, medicamentos e métodos de tratamento. Nos últimos anos, e agora, à medida que internalizamos as lições do novo coronavírus, nos esforçamos muito para encurtar a ponte que conecta ideias científicas a aplicações médicas. Além disso, é importante que os cientistas aprendam com médicos sobre as áreas médicas que precisam de atenção científica. Criar colaborações entre cientistas e médicos pode acelerar essa transferência e permitir que todos nós – pesquisadores e médicos – usemos nossos conhecimentos e habilidades em benefício da humanidade.”