Prof. Ilan Koren cientista do Instituto Weizmann no Brasil

Crédito da foto: Weizmann Institute of Science

O cientista estuda as mudanças climáticas

Prof. Ilan Koren do Departamento das Ciências da Terra e Planetárias do Instituto Weizmann de Ciências, está em São Paulo até dia 4 de agosto, convidado pela Escola São Paulo de Ciência Avançada (SPAS) na Universidade de São Paulo (USP). O curso patrocinado pela FAPESP, tem o objetivo de reunir os cientistas jovens com os pesquisadores referentes na sua área no mundo todo.

Sobre o curso.

Nascido em Tel Aviv, o Prof. Korem fez graduação, mestrado e doutorado no departamento de Geofísica e Ciências Planetárias da Universidade de Tel Aviv e passou três anos fazendo pesquisa pós doutoral no Centro de Pesquisa em Clima e Radiação do Centro Goddard da NASA. As grandes perguntas que ele faz são: Estamos enfrentando mudanças climáticas? Se a resposta é sim, o quanto é devido a atividade humana? Como iso afeta o ciclo da água?

O Prof Koren é um apaixonado pelas nuvens. Observa elas por cima e por baixo, segue a sua evolução no tempo e no espaço a procura de entender as complexidades da física da chuva. E é assim que o time do Prof. Korem pesquisa os mecanismos de evolução das chuvas e as nuvens, e como são afetadas por as mudanças climáticas devido as atividades humanas.

Esta no WIS desde 2005 e hoje lidera uma pesquisa que recebeu €14 milhões do Conselho de Pesquisa Europeio (European Research Council (ERC) em conjunto com outros dois cientistas de Israel (Technion), e da Alemanha. O enfoque, chamado Tomografia de nuvens, usa algoritmos inspirados na TC dos médicos, mas para reunir as imagens das estruturas externas e internas das nuvens em 3D, assim como a concentração de gotas de água no interior. A missão científica espacial CloudCT coordena uma frota de 10 pequenos minissatélites do tamanho de uma caixa de sapatos que alcançarão pequenos campos das nuvens, que ficam perdidas nas tecnologias de sensoriamento remoto, assim se espera resolver alguns dos problemas da previsão do tempo.

Saiba mais:
Breaking through the clouds

Koren