Uma substância natural poderia resetar o relógio biológico

Pesquisadores do Instituto Weizmann demostram que nossos ritmos diários estão governados por uma substancia que diminui com a idade, mas que esta’ em certos alimentos.

A medida que envelhecemos, o relógio biológico se desacelera. Um equipe de pesquisa do Instituto Weizmann agora revelou um novo e intrigante nexo entre um grupo de metabolitos chamados poliaminas, e o funcionamento do nosso relógio biológico. Os resultados, que apareceram na revista Cell Metabolism, sugerem que a substancia, que se acha em muitos alimentos, poderia possivelmente manter os relógios internos em ritmo.

Trabalhando com animais e células de cultura, o laboratório do D. Gad Asher, do departamento de Química Biológica do Instituto Weizmann descobriu que as poliaminas não apenas obedecem ao relógio – os níveis se reduzem a medida que as células envelhecem – mas também podem influir sobre ele. Concretamente, os pesquisadores conseguiram rejuvenescer o ritmo biológico de camundongos acrescentando poliaminas na sua agua.

Asher e o seu equipe vão continuar investigando. Além de trazer novos conhecimentos sobre a associação entre o metabolismo e a chrono-biologia, se entusiasmam com a possibilidade de alterar o relógio biológico humano com um suplemento nutricional.

Leia mais:  Weizmann Wonder Wander