Apresentação dos Bolsistas 47o International Summer Science Institute – Clube A Hebraica – São Paulo

Após um intenso processo de seleção que incluiu também os participantes da Febrace e da Mostratec, foram escolhidos os quatro finalistas que viajaram a Israel para passar o mês de julho.

São eles: Felipe Frid Buniac (Engenharia da Computação – Insper), Joyce dos Santos Lopes (Bacharelado em Ciência e Tecnologia – Universidade Federal do ABC), Matheus Valença Correia (Física – Universidade de Pernambuco) e Marcos Silva de Luca (Engenharia Aeronáutica – USP São Carlos). “O exame de seleção aconteceu em duas etapas, e ao escolhermos os quatro bolsistas, deixamos de fora muita gente boa”, frisou Regina P. Markus, vice-presidente dos Amigos do Instituto Weizmann e professora titular da USP. “Diversos alunos que já participaram desse Programa tem hoje carreiras importantes”, complementou.

Na apresentação da experiência de ciência e de vida que os jovens fizeram em 19 de agosto na A Hebraica, os estudantes deram detalhes sobre os projetos executados e enfatizaram a convivência com mais de 70 alunos provenientes de 15 países, o acesso aos mais modernos laboratórios, o projeto desenvolvido por cada um, além de todos os passeios que fizeram de Norte a Sul de Israel. Com dificuldade para descrever tamanha quantidade de experiências em tão poucas palavras, os alunos destacaram o Instituto Weizmann como “a Disney dos cientistas”, onde participaram de projetos desafiadores nos mais modernos laboratórios.

Para eles, a viagem foi uma experiência transformadora e a combinação perfeita de uma imersão no mundo científico com a imersão em uma nova cultura. Ao falaram sobre Israel, se mostraram surpresos com o que encontraram, um país moderno, organizado, com muitos contrastes e paisagens maravilhosas. “Foi gratificante testemunhar as experiências destes jovens alunos e as transformações ocorridas após a permanência no Instituto. Isso é o que nos motiva como doadores do Projeto. Com certeza Israel ganhou mais um grupo de embaixadores”, reforçou Mario Fleck.