1a Edição The Bar – Science on tap Brasil

Prof Bar-Joseph falou sobre “A Revolução da Computação Quântica” – Clube A Hebraica – São Paulo.

Com lotação total, a Hebraica e os Amigos do Weizmann do Brasil realizaram no domingo, 28 de fevereiro, no bar da piscina da A Hebraica, a primeira edição do The Bar – “Science on Tap”. O vice-presidente do Instituto Weizmann de Ciências, professor Israel Bar-Joseph, falou sobre “A Revolução da Computação Quântica”.

Em um ambiente descontraído, com música e chope, Israel Bar-Joseph iniciou sua apresentação explicando como surgiu o projeto “Science on Tap” realizado em mais de 60 bares de Tel Aviv e que reflete a agenda do Instituto Weizmann de Ciências de Israel, que busca levar a ciência ao público em geral de forma envolvente e criativa. Em Israel já é recorrente renomados cientistas “invadirem” bares e pubs para levar a ciência aos jovens de maneira descontraída e acessível. No Brasil, a iniciativa acaba de se mostrar assertiva.

“Palestras sobre ciências pareciam algo formal e intimidador e acabavam afastando o público. Foi aí que surgiu a ideia de irmos para o Bar, o “território do inimigo” e último lugar onde as pessoas querem ouvir sobre algo sério como ciências. O projeto deu certo e o sucesso foi estrondoso. No começo tínhamos que pedir para os proprietários dos bares nos aceitarem, porém, passados alguns anos, começamos a ter que fazer escolhas, tamanha a quantidade de convite que recebíamos”, destacou.

Vice-presidente e decano de Atividades Educacionais do Instituto Weizmann de Ciências de Israel, o professor Bar- Joseph, cujos estudos vêm promovendo a base fundamental para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que podem definir a nossa vida futura, explicou como a computação digital mudou quase todos os aspectos das nossas vidas, em áreas como a saúde, os serviços bancários, a exploração espacial, os novos materiais, a previsão do tempo e a pesquisa energética. “Existem problemas que podem demorar muito tempo para serem resolvidos, mas que podem ser acelerados pelos computadores quânticos. Infelizmente eles ainda não existem, mas as inovações teóricas e experimentais dos últimos anos, fazem crescer a sensação de que realmente podemos construir um computador quântico de grande escala, com aplicações para quebrar rapidamente códigos criptografados e ajudar nos tratamentos personalizados de medicina, trazendo uma revolução que promete mudar o mundo no qual vivemos”, explicou o professor.

Respondendo a diversas perguntas do interessado público, Bar–Joseph reforçou a importância de levar a ciência às crianças, jovens e ao público em geral: “o que estamos fazendo influência a vida de todos, e é importante que as pessoas tenham pelo menos uma noção geral sobre ciências, para que possam fazer suas próprias escolhas e não sejam manipuladas ou influenciadas”, finalizou. “Acho que este tipo de evento é inovador e ajuda as pessoas a se soltarem mais e a se sentirem desinibidas para fazerem perguntas ao palestrante”, destacou o jovem Felipe Frid Buniac, que passou uma temporada como bolsista no Instituto Weizmann de Israel e foi o primeiro jovem brasileiro a participar da cerimônia do Prêmio Nobel. Mario Fleck, presidente dos Amigos do Weizmann do Brasil comemorou a iniciativa “Temos uma alegria imensa em trazer o Weizmann para perto do Brasil, um Instituto criado em Israel, mas que vem trazendo grandes benefícios para a humanidade. A Hebraica tem sido um excelente parceiro e o evento foi um sucesso”.