II Science on Tap Brasil

A Segunda edição no Brasil do evento The Bar – “Science on Tap”, no Bar da Esplanada do Clube A Hebraica foi um sucesso. Ciência e música, com a apresentação de Manu Lafer e o Quarteto Ricardo Baldacci. O palestrante foi o Presidente do Instituto Weizmann de Ciências, professor Daniel Zajfman, falou sobre “Como mudar o mundo? pesquisa guiada pela curiosidade”.

Prof. Daniel Zajfman, presidente do Instituto Weizmann, falou sobre “Como mudar o mundo: pesquisa baseada na curiosidade” – Clube A Hebraica – São Paulo.

O professor Daniel Zajfman, presidente do Instituto Weizmann de Ciências, foi o palestrante principal do evento The Bar-  “Science on Tap”, realizado no dia 8 de dezembro, no Bar da Esplanada da Hebraica, por iniciativa dos Amigos do Weizmann do Brasil em parceria com A Hebraica. A segunda edição deste inovador projeto consagrado em Israel, e que busca levar a ciência ao público em geral de forma envolvente e criativa em bares e pubs, contou com a participação especial do compositor e médico Manu Lafer, que já lançou 13 cds  e trabalhou com grandes nomes da música, acompanhado do Ricardo Baldacci Quarteto, que entreteve a plateia cantando standards americanos.

Daniel Zajfman, que é Doutor em física atômica pela Universidade Technion de Israel e tem pós doutorado no Laboratório Argonne de Illinois (EU) desafiou o público a achar a resposta para perguntas como: Quanta liberdade os cientistas devem ter para provocar a próxima revolução cientifica? Até onde eles podem se arriscar? Podemos adivinhar o futuro que a ciência nos proverá?  “Atraímos cientistas jovens e notáveis – disse ele em referência ao Instituto Weizmann de Ciências, e depois os deixámos seguir a sua curiosidade, não lhes dizemos o que pesquisar. Mas garantimos que tenham todas as condições e recursos necessários para colocar em pratica todo seu potencial como cientistas de primeira linha”.

“Todos os membros da sociedade precisam ser educados sobre a ciência, e estamos concentrando esforços em diferentes níveis para levar a ciência ao público, para que ninguém seja facilmente manipulados por falta de conhecimento” destacou. Outro ponto importante ressaltado por ele foi  a generalização da educação científica,  “se mais pessoas forem expostas à boa ciência e ao trabalho de cientistas, talvez mais jovens escolham a ciência como carreira”, complementou Zajfman.

A vice-presidente dos Amigos do Weizmann, Regina P. Markus, frisou o sucesso do “Science on Tap” que teve a presença de publico interessado em ciencia misturada com o ex- presidente da Fapesp,  Celso Lafer, a de professores da USP, da  PUC,  e de várias outras Universidades Paulistas, além de diversos alunos que participaram do curso de verão do Weizmann.

Galeria de fotos

Cobertura da Shalom Brasil ao Science on Tap com Prof. Daniel Zajfman