Weizmann Live Talks

Weizmann Live Talks

Encontros virtuais – Alumni Escola de Verão

O ano de 2020 será lembrado por gerações, e por muitas razões. Uma delas, a que queremos dar destaque nessa iniciativa do grupo de ex-bolsistas da Escola de Verão do Instituto Weizmann é a importância da ciência. Isso é, a importância da pesquisa, a importância em investir que os jovens trilhem o caminho de descobertas fundamentais.

Todos os anos dezenas de jovens talentos se reúnem para uma imersão de um mês em ciências na Escola de Verão (Dr. Bessie F. Lawrence International Summer Science Institute), no campus do Weizmann, em Rehovot – Israel. Lá adquirem experiência direta em pesquisa de ponta ao lado de cientistas internacionalmente renomados. Já são quase 80 os jovens de todo o Brasil que participaram do programa com bolsa integral desde 1982. Muitos desses, hoje, já são reconhecidos cientistas brasileiros. Onde eles estão? O que estão fazendo? Em que podem me ajudar? O que podem me ensinar?

Um grupo de pessoas que teve uma experiência única, e que agora, mais do que nunca, se propõe a levar um pouco desse conhecimento mais longe. Os Weizmann Live Talks serão encontros para interação, estreitamento de laços, inspiração e muita troca científica entre o Weizmann e o Brasil.

Encontros exclusivos, entre os cientistas do Weizmann e os jovens brasileiros que estão escrevendo o presente e o futuro da ciência.

Se você já participou da Escola de Verão, não pode ficar fora dessa. Cadastre-se para receber o convite para o próximo Weizmann Live Talks ou fique de olho nos anúncios nas nossas redes sociais.

Não participou da Escola de Verão e ficou curioso/a com a proposta? Cadastre-se para receber o convite e informações de todos os Weizmann Live Talks.

Convide os amigos, os colegas e todos aqueles que têm verdadeiro interesse em ciência para participar desse networking para promoção da ciência para benefício da humanidade.
Para ver quem já participou da Escola de Verão, acesse aqui.

Aproveite para curtir as memórias da participação na nossa Galeria de fotos!

Weizmann Live Talks:
07/06/20

Horário:
15h – Brasil

Zoom ID da reunião:
971 5228 6251

Cadastre-se e saiba mais sobre o “Weizmann Live Talks”

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Sim, quero receber o convite.


    Florestas: uma solução climática?

    A humanidade está causando alterações significativas no uso do solo através de desmatamento com transição para agricultura ou pastagem, reflorestamento, construção de áreas urbanas, e muitos outros. A partir de pesquisas realizadas numa floresta plantada no deserto em Israel, um campo de painéis solares construído no deserto, e um mosaico de tipos diferentes de vegetação, os cientistas do Instituto Weizmann tentam compreender em que casos a combinação desses fatores pode resultar num saldo de intensificação do aquecimento global, ou numa solução para combatê-lo.

    A superfície e a atmosfera possuem interações complexas, e alterações nas propriedades da superfície vão causar efeitos biogeoquímicos (fotossíntese ou emissão de carbono) e efeitos biogeofísicos (alteração da quantidade de radiação refletida pela superfície – albedo, fluxos de vapor d’água e de convecção). Cada um desses efeitos, dependendo da mudança do uso do solo, pode causar aquecimento ou resfriamento do planeta.

    Graduado em Geografia na Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado no Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA) – onde estudou as partículas atmosféricas emitidas pelo fogo na selva amazônica. Agora, como estudante de doutorado do Instituto Weizmann de Ciências, estuda as interações entre os diferentes tipos de vegetação a condições variadas do ambiente.

     

    Conheça o Rafael Stern
    From the Brazilian Amazon to Weizmann
    Saiba mais: Rafael Stern