Processo Seletivo 2020


 Selecionados para a Escola de Verão 2020 participaram da “Weizmann Experience”

 

O Dr. Bessie Lawrence International Summer Science Institute (ISSI) é um programa  único para estudantes talentosos que estão prestes a começar sua carreira universitária. Cerca de 80 estudantes do mundo todo passam um mês trabalhando como parte de uma equipe de pesquisa, ao lado de cientistas do Instituto Weizmann de Ciências.

Neste ano, Enzo K. Ebert de Rio Claro (SP), João Pedro Silva Torres de São Paulo (SP) Gabriella Santana de Mesquita (RJ) Lúcio Lourenço de Freitas Neto, de Belo Horizonte (MG) e Júlia O. Destro de Osório (RS) foram selecionados entre centenas de estudantes para representarem o Brasil no programa, contudo, diante da pandemia do novo coronavírus, a edição de 2020 foi cancelada, fato inédito em 52 anos.

Apesar do cancelamento presencial do curso, para dar aos selecionados a oportunidade de conhecer melhor o Instituto Weizmann de Ciências, seus pilares, seus cientistas e, também, de participarem de um projeto de pesquisa e criarem laços com estudantes e cientistas dos outros países, duas iniciativas foram lançadas!

Seminários online: os estudantes escolhidos do Brasil, Reino Unido, Canadá, EUA e Suíça são convidados a participar de uma série virtual de 5 seminários com início no domingo, 19 de julho, com uma sessão introdutória liderada pelo presidente do Instituto Weizmann de Ciências, Prof. Alon Chen.

Para facilitar a interação entre os alunos de tantos países, estão previstas também sessões de breakout virtual.

Mentoria virtual: além dos seminários online, os alunos em duplas, farão um projeto de pesquisa de livre escolha, durante três semanas. Mais de 50 ex-alunos do programa do Reino Unido, EUA, Austrália, Europa e América do Sul se ofereceram para atuar como mentores dos alunos deste ano.  Seis alumni brasileiros da Escola de Verão, entre eles a renomada Prof.  Alicia Kowaltowski, se ofereceram como mentores.

O ISSI 2020 se tornou virtual, mas a necessidade de impulsionamento da ciência e de nossos jovens nunca foi tão real. Bem-vindos estudantes ISSI 2020 ao Instituto Weizmann de Ciências!

Leia os relatos de como foi a “Weizmann Experience”:

 

Júlia Oscar Destro – 18 anos, Osório -RS

“Aprendi que até os grandes cientistas têm seus sotaques na língua inglesa e que isso não é um problema”.

Mesmo que o evento virtual não ofereça a mesma experiência que o presencial, participar dessa edição do ISSI foi um sonho se tornando realidade. Pude conhecer virtualmente o Weizmann e alguns de seus cientistas através de filmagens e webinares, o que foi uma experiência de tirar o fôlego. Os laboratórios altamente equipados e as relevantes pesquisas desenvolvidas na instituição ultrapassaram todas as minhas expectativas.

Além disso, a oportunidade de estar em contato com jovens interessados em ciência, de outros países, foi muito divertido e culturalmente enriquecedor. Nesses encontros descobri os desafios e os prazeres da pesquisa básica de alto nível. Percebi ainda que tenho muito a aprender e melhorar, e isso é incentivador, desafiador.

Dentre os momentos como os mais marcantes, destaco: a) conhecer a incrível pesquisadora brasileira Alicia Kowaltowski (alumni doISSI); b) perceber, ao ver a webinar do pesquisador Yoni Moskovitz, que até os grandes cientistas têm seus sotaques na língua inglesa e que isso não é um problema; c) entender que cientistas excepcionais também são pessoas humanas normais, que sabem rir de boas memórias e até se divertir com vídeos banais do Youtube, o que constatei em certas reuniões com as minhas mentoras, Lauren Sherman e Valeria Eliosa.

Por toda essa incrível experiência, expresso meu muito obrigado a todos: aos amigos do Weizmann do Brasil e dos demais países, aos organizadores, palestrantes, mentores e colegas estudantes.

Lúcio Lourenço de Freitas Neto – 18 anos, Belo Horizonte – MG

“O mais marcante foi a conversa com o Prof. Alon Chen, presidente do Instituto Weizmann e a apresentação da Profa. Profa. Alicia Kowaltowski, da USP”.

Ter a oportunidade de participar do ISSI 2020 de forma virtual foi uma honra, mesmo não sendo a mesma experiência que o programa presencial. Tivemos a oportunidade de primeiramente entrar em contato com os estudantes selecionados por outros países e que aspiram seguir na carreira científica, o que foi um ótimo motivador para continuar nesse caminho. Além disso, participamos de um projeto virtual de pesquisa com apoio do Weizmann UK. Fomos divididos em grupos e cada um desses grupos desenvolveria uma pesquisa de forma virtual, tendo como mentores ex-participantes do ISSI, e o que mais me marcou com isso foi a possibilidade de cooperação internacional na ciência.

Também tivemos uma semana de seminários virtuais com cientistas tanto do Instituto Weizmann como de fora. Esses seminários foram inspiradores para continuar seguindo na área da ciência, e os mais marcantes deles para mim foram, com certeza, a conversa com o Prof. Alon Chen, presidente do Instituto Weizmann e a apresentação da Profa. Dra. Alícia Juliana Kowaltowski do Instituto de Química da USP. Espero que surja novamente uma oportunidade para conhecer o Instituto pessoalmente, mas essa experiência virtual foi incrível e com certeza memorável.

Gabriella Santana de Mesquita – 19 anos, Mesquita – RJ

“Essa experiência me fez ver que a ciência é capaz de encurtar distâncias”.

Quando recebi a notícia de que fui selecionada para participar da ISSI 2020 fui tomada por um sentimento único de gratidão e realização. A sensação de estar em um seleto grupo de estudantes apaixonados pela ciência que iriam conhecer o Weizmann e acompanhar de perto como a ciência acontece em um dos institutos mais renomados e importantes do mundo é indescritível, no entanto, assim como na ciência , na vida também  há alguns experimentos que, em primeiro momento, parecem não dar certo, mas que nos levam por outros caminhos muito interessantes e cheios de descoberta e aprendizado. A minha experiência com a ISSI virtual foi exatamente dessa maneira.

Foi maravilhoso conhecer os cientistas do Weizmann e seus laboratórios incríveis através dos vídeos preparados por eles durante os seminários. Também foi muito agregador perceber o entusiasmo de cada um ao responder perguntas, falar sobre suas pesquisas e suas trajetórias até chegarem nesse lugar de grande prestígio. Além disso, poder conversar com jovens de todas as partes do mundo que, assim como eu, amam a ciência e a enxergam como uma ferramenta de transformação social foi algo muito especial.

Pude viver momentos únicos e marcantes que incluem desde aprender um pouco sobre bioinformática para desenvolver um projeto com mentores que já participaram do programa a até mesmo me divertir jogando um quiz com perguntas acerca dos países participantes.  Essa experiência me fez ver que a ciência é capaz de encurtar distâncias, romper fronteiras, minimizar diferenças de idade/ formação e perceber que, mesmo diante de tantas particularidades, temos uma única característica semelhante : O brilho nos olhos. E eu posso garantir que apenas ele já é suficiente para nos unir.

O ISSI é muito  mais que uma escola de verão, pois também ensina sobre a vida, trabalho em equipe e cria uma rede de amizades e troca de conhecimento que permanece. A escola de verão do Instituto Weizmann durou 3 semanas, mas as memórias, os aprendizados e as pessoas permanecerão para sempre.

João Pedro Silva Torres – 18 anos, São Paulo – SP

“Os pesquisadores do Weizmann disseram que as portas do Instituto estão sempre abertas”.

Desde o início do isolamento social imaginei que seria assustadoramente difícil fazer novos contatos e amizades durante este ano, mas a versão virtual do ISSI me mostrou que isso era possível. O programa organizado pelo Instituto Weizmann, pelos amigos do Weizmann UK e Brasil, com o apoio de alumni de várias gerações do ISSI, me permitiu interagir com estudantes e pesquisadores de outros países, apaixonados por ciências e extremamente interessantes.

Durante o período de férias da minha graduação, ganhei amigos incríveis com quem espero ter a oportunidade de interagir presencialmente e fiquei apaixonado pelo Instituto Weizmann e por muitos dos cientistas que nos deram seminários.

Os dois encontros que mais me marcaram foram: a conversa com Prof. Alon Chen (pesquisador de neurobiologia do estresse e atual presidente do Weizmann); e o seminário sobre a trajetória acadêmica da Profa. Alicia Kowaltowski, pesquisadora brasileira entusiasta por mitocôndrias. Eles compartilharam muitos comentários sobre suas carreiras e coisas que para mim soaram como “palavras de sabedoria”. Essas conversas me motivaram ainda mais a me envolver com projetos de pesquisa. Por isso, tenho muitas expectativas para quando a situação da pandemia no Brasil se estabilizar e os laboratórios retornarem ao mais próximo da normalidade.

Acredito que ganhei muito com essa experiência e minha única lástima é que tudo isso não pôde ocorrer presencialmente. Já comecei a sonhar em desenvolver pesquisa, mesmo que só por três semanas, em um dos departamentos do Weizmann, como teria ocorrido no ISSI 2020 se não fosse a COVID-19. Espero ter a oportunidade de conhecer Israel e aceitar o convite de visita dos pesquisadores do Weizmann, que disseram que as portas do Instituto estão sempre abertas.

Enzo K. Ebert – 18 anos, Rio Claro – SP

“Ansioso para realizar pesquisas no Instituto Weizmann”.

Foi uma experiência incrível conhecer o Weizmann virtualmente. Todos os cientistas que conheci durante o programa eram extremamente engajados em suas pesquisas e apaixonados por uma área do conhecimento. Percebi que lá os pesquisadores têm muita liberdade em suas pesquisas e realizam muitas cooperações interdisciplinares. Todos pesquisadores foram muito receptivos e deram muitas dicas e conselhos para quem quer seguir uma carreira acadêmica. Também gostei muito de conhecer os outros alunos internacionais. É sempre um enorme prazer dividir esses momentos com pessoas que têm a mesma paixão por um assunto que você. Meus mentores também foram fantásticos e me ensinaram muito durante esse período. Ansioso para realizar pesquisas no Instituto Weizmann, espero poder visitar o campus no futuro.